Editorial: Nuvem de Tinta (01/09/2014)

José Fanha viveu o 25 de abril de 1974 com espanto, alegria e felicidade, como muitos outros jovens de então. Com o passar dos anos, percebeu que os jovens de hoje pouco sabem desses dias distantes. Resolveu então contat a história de como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer. Não quis fazer um livro de História. Quis antes falar desse período como que... >Voir plus

Beavazquez_Beavazquez_14 April 2024
Foi o povo de Lisboa que, ao ouvir os comunicados do MFA transmitidos pela rádio e as canções do Zeca Afonso e dos outros, percebeu que aquela era uma «revolução boa» e a favor da democracia.
E, em vez de ficarem cheios de medo em casa, os lisboetas saíram à rua para apoiar aos militares do MFA e sentir essa coisa maravilhosa e nova que se chamaba, e chama, liberdade.
Beavazquez_Beavazquez_14 April 2024
Nós, que tínhamos vergonha de viver nesta terra triste, pobre, reprimida e ocupada por uma ditadura feia e negra, descobríamos o inesperado orgulho em sermos portugueses, filhos de um país agora admirado pelo mundo todo. Um país onde a esperança era o futuro e onde a poesia, a festa e a arte ocupavam as ruas.
Beavazquez_Beavazquez_14 April 2024
Ainda durante a ditadura, entrei para a Universidade e preparei-me para o dia em que fosse chamado para a guerra. Por isso, naquele dia, às sete horas da manhã, não saltei só para fora da cama. Saltei para dentro da vida, para dentro do dia mais belo que vivi em toda a minha vida.
Beavazquez_Beavazquez_14 April 2024
Não queriam que houvesse censura nos jornais nem nos livros, porque a inteligência e o conhecimento só podem crescer bem en total liberdade.

Lectores (1) Ver más